Notícias

Notícias

Consumo per capita de ovos no Brasil

11/05/2021

A Associação Brasileira de Proteína Animal em seu relatório anual 2021 aponta que no ano passado o consumo per capita de ovos atingiu 251 unidades, apresentando crescimento de 9,1% no ano.

Considerando que o alojamento de pintainhas de postura comercial para produção de ovos brancos e vermelhos apontou crescimento anual de quase 5% em 2020, existe plantel suficiente para continuar aumentando a produção em 2021. Se o mesmo índice alcançado no plantel produtivo for alcançado no consumo per capita, significa um total mínimo de 263 ovos por habitante.

Ricardo Santin, Presidente da ABPA e do Instituto Ovos Brasil, tem estimado a possibilidade de se atingir volume ainda maior, de 265 ovos em 2021. Mas, as condições de produção têm-se deteriorado expressivamente diante do alto custo dos ingredientes essenciais na composição da ração do plantel avícola e da impossibilidade de repassar esses aumentos na comercialização do produto. Com isso, a produção de postura comercial pode entrar em colapso por enfrentar preços onerosos a vários meses.

Assim, será preciso um esforço conjunto do setor avícola e apoio governamental para que as empresas de postura comercial possam recuperar a saúde financeira, se manter na atividade e continuar produzindo esse alimento que contribui de maneira ímpar com a saúde da população brasileira.

Fonte: OvoSite
Créditos da Imagem: Banco de Imagens ASGAV/OvoSite

Voltar