Notícias

Notícias

Encontro de capacitação do Programa de Certificação Ovos Plus Quality

03/03/2021

Nos dias 25 e 26 de Fevereiro de 2021, em formato virtual, ocorreu o I Encontro de Capacitação do Programa de Certificação Ovos Plus Quality.

Após o lançamento oficial do Programa de Certificação Ovos Plus Quality em Janeiro de 2021 a ASGAV/Programa OVOS RS tem recebido contatos e pedidos de informações acerca do funcionamento da certificadora, bem como manifestações de interesse em dar início a este processo de certificação.

Além da existência de materiais técnicos orientativos sobre o processo de certificação e requisitos técnicos que serão avaliados em cada uma das áreas que compõem o sistema de produção de ovos (disponíveis em: http://ovosrs.com.br/index.php/informacoes-tecnicas-operacionais-interna/cadernos-tecnicos-3) a ASGAV organizou o I encontro de Certificação Ovos Plus Quality para apresentar as informações técnicas e melhor esclarecer os interessados. O Encontro de Capacitação foi conduzido pela Consultora Técnica dos Programas Ovos RS e Ovos Plus Quality a Dra. em Zootecnia Raquel Melchior com a colaboração da Analista Técnica do Instituto Senai de Alimentos a Dra. em Engenheira de Alimentos Tania Menegol.

O encontro realizado em formato virtual contou com a participação de 18 participantes, representantes de estabelecimentos produtores e técnicos do setor, que demonstraram interesse em certificar suas produções com o Programa Ovos Plus Quality. Na ocasião, foram apresentadas todas as etapas do processo de certificação, esclarecidos aspectos para preenchimento dos documentos que dão início ao processo e realizada simulação de orçamento dos investimentos com o processo de certificação.

O Programa de Certificação Ovos Plus Quality, sob coordenação geral de José Eduardo dos Santos - Presidente Executivo Asgav/Sipargs é de propriedade da ASGAV e possui critérios para certificar ovos produzidos em sistema convencional, cage free, free range caipira e ovos de codorna, respeitando critérios de bem-estar animal, biosseguridade, sanidade, boas práticas de produção nos sistemas de produção e nas salas de classificação para a obtenção de alimentos seguros e de qualidade para o consumidor final. Todas as etapas de avaliação dos estabelecimentos são executadas de maneira de autônoma pelo Organismo de Certificação do Produto – OCP – SENAI – RS, organismo certificado na norma ABT NBR ISO/IEC 17065 – Avaliação da Conformidade – Requisitos para organismos de certificação de produtos, processos e serviços que opera sob o número 0070.

Mais informações sobre o processo de Certificação, sistemas de produção passíveis de certificação, pressupostos e diferenciais do Programa de Certificação Ovos Plus Quality podem ser encontradas de forma provisória no site Ovos RS (http://ovosrs.com.br/index.php/o-programa-quality). Em breve site oficial Ovos Plus Quality.

Fonte: Comunicação ASGAV/OVOS RS
Contato: (51) 3228.8844 / (51) 9.8600-9684 - comunicacao@asgav.com.br

Voltar