Área Restrita
Notícias

Notícias

II CONFERÊNCIA BRASIL SUL DA INDÚSTRIA E PRODUÇÃO DE OVOS (CONBRASUL OVOS 2019)

04/06/2019

Governador em exercício recebe dirigentes da ASGAV e do Programa Ovos RS.


Dirigentes da Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) e do Sindicato da Indústria de Produtos Avícolas no Estado do RS (SIPARGS) e Programa Ovos RS, entidades promotoras da 2ª Conbrasul Ovos 2019, estiveram nesta terça feira (4) com o governador em exercício Sr. Ranoldo Vieira Jr.
Na ocasião, a comitiva da ASGAV entregou ao governador em exercício convite para participação no evento que tem início no próximo dia 16 e vai até o dia 19 de junho em Gramado/RS.
Serão 3 dias de muito debate e informações sobre os principais assuntos de interesse setorial, onde as principais lideranças do país que atuam no segmento de produção e indústria de ovos estarão presentes, cerca de 80% da produção de ovos do Brasil estará representada nesta conferência que também contará com palestrantes e conferencistas de outros países, como Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Holanda, Espanha, Paraguai entre outros.
“Estamos com expectativa de receber entre 400 a 500 conferencistas para um evento que reunirá as principais lideranças deste importante segmento da avicultura que vem crescendo, se modernizando e expandindo a cada ano” comentou, Eduardo Santos - Executivo da ASGAV e Coordenador da conferência.
Na ocasião também revelou o consumo de ovos atualizado no Rio Grande do Sul, acima da média nacional que era de 192 ovos por habitante em 2014 e passou para 212 ovos per capita ano no Brasil, atualizado no final de 2018 pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Já no Rio Grande do Sul, com as ações contínuas e estratégicas de promoção e incentivo ao consumo de ovos da ASGAV e Programa Ovos RS, o consumo atualizado no RS passou de 227 ovos por habitante ano em 2014 para 253 ovos por habitante ano agora em maio de 2019. Na média Brasil, o consumo registrou um crescimento no período de 10,4% e no RS 11, 4% acompanhando um pouco acima o crescimento da média do consumo brasileiro de ovos.
A média mundial hoje é de 225 ovos por habitante, então constata-se que os gaúchos estão consumindo ovos acima da média global. Os dados da ASGAV tem como base informações de produção e exportação da ABPA e Secex, entrada de ovos no RS na CEASA e IBGE e o resultado apurado foi acompanhado pelo departamento de economia da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).
O Brasil produziu cerca de 44 bilhões de ovos e exportou 11, 6 milhões de kg de ovos em 2018 e o Rio Grande do Sul, 5º maior produtor do Brasil e segundo maior exportador de ovos, produziu cerca de 2, 8 bilhões de unidades de ovos e exportou 3,9 milhões de Kg de ovos em 2018, ou seja, 38% das exportações brasileiras.
O estado também conta com uma indústria de processamento de ovos líquido e em pó em plena atividade e outra a ser inaugurada em breve aqui no RS.

Fonte: Comunicação ASGAV / SIPARGS
Fone: (51) 3228.8844 – www.asgav.com.br / www.ovosrs.com.br / www.conbrasul.ovosrs.com.br

Voltar