Notícias

Notícias

Monitoramento da qualidade de ovos é tema no salão de extensão da UFRGS

15/09/2020

A ASGAV/Programa Ovos RS possui desde 2017 um termo de cooperação com o Laboratório LEITECIA coordenado pela Professora Dra. Andrea Troller Pinto. Por meio deste termo de cooperação são realizadas avaliações e monitoramentos da qualidade de ovos de estabelecimentos associados ASGAV e participantes do Programa Ovos RS.

Em 2017 a ASGAV/Programa Ovos RS adquiriu um equipamento para as atividades de detecções de antimicrobianos em ovos. Este equipamento fica no laboratório LEITECIA e todos os anos a ASGAV/Programa Ovos RS adquire os kits Premi Test®, coleta e codifica ovos dos seus estabelecimentos associados e conduz ao laboratório para avaliações. Em 2019 além da pesquisa de antimicrobianos a equipe do laboratório realizou avaliação de características de qualidade interna dos ovos ao longo do tempo – estudos de vida prateleira.

Nós últimos 02 anos de avaliação (2018 e 2019) não foram detectados resíduos de antimicrobianos nos ovos avaliados demonstrando a maturidade do setor em cumprir as legislações e oferecer aos consumidores produtos inócuos e de qualidade.

O Grupo de pesquisa da Prof. Andrea além desta atividade prática tem elaborado textos e publicações para as mídias sociais com o objetivo de esclarecer os consumidores e a comunidade acadêmica sobre as características dos ovos e sistemas de produção, benefícios do consumo de ovos, quebra de alguns mitos envolvendo o consumo de ovos e a avicultura como um todo.

As atividades realizadas por meio deste termo de cooperação são assunto de materiais publicados pelo Grupo de Pesquisa da prof. Andrea na XXI edição do Salão de Extensão da UFRGS que está ocorrendo entre os dias 14 e 18 de Setembro de 2020. Neste ano, com o tema “A arte de REiventar vidas” o Salão UFRGS está sendo realizado de forma totalmente virtual e o trabalho fruto desta parceria foi elaborado em forma de vídeo que pode ser assistido através do link: https://www.youtube.com/watch?v=T7kaxsiJfiE&feature=youtu.be

Esta parceria permite também envolver e despertar nos futuros profissionais (Veterinários, Zootecnistas, Agrônomos) o interesse por mais este segmento da avicultura que tem crescido em volume de produção e evoluído muito em novas técnicas e processos. A Postura Comercial precisará de profissionais competentes e interessados pela atividade para dar suporte neste processo de evolução pelo qual o setor tem passado.

Para conhecer mais das atividades e publicações do Laboratório LEITECIA visite as redes sociais do grupo: Instagram/leitecia; Facebook/GEPPOA/LEITECIA.

Fonte: Comunicação ASGAV & OVOS RS
Contato: (51) 3228.8844 / (51) 9.8600-9684 - comunicacao@asgav.com.br

Voltar