Notícias

Notícias

Ovos: mudança de patamar no preço do milho piora consideravelmente a relação de troca entre os produtos

07/10/2020

A quantidade de caixas de ovos para adquirir o milho, matéria-prima básica utilizada na alimentação das aves, atingiu um dos mais altos patamares no mês passado. E, os preços praticados atualmente indicam a possibilidade de se atingir em outubro a pior relação desde que o levantamento passou a ser realizado.

O histórico das cinco piores relações, indicam que três desses momentos sempre aconteceram na abertura de um novo ano onde os preços dos ovos sofrem forte revés pelo período de férias escolares e trabalhistas que aliados a um volume excessivo derrubam fortemente as cotações.

Mas, concorreu para isso, também, uma mudança de patamar no preço da saca de milho que passou de uma média anual de R$20,00 até o final da década passada para R$30,00 no início da presente década. E isso impactou fortemente na relação de troca entre os produtos começando nos últimos meses da década passada (novembro/10) e atingindo a pior relação no início da presente década (janeiro de 2011).

Já em janeiro de 2019, embora o preço do milho estivesse em patamar razoável novamente o comércio de ovos sofreu forte estagnação e os preços caíram expressivamente, atingindo a segunda pior relação de troca entre os produtos.

Atualmente, são os preços do milho que atingiram nova mudança de patamar, resta saber se a caixa de ovos vai conseguir evolução que melhore um pouco mais essa relação de troca.

Fonte: AviSite
Créditos da Imagem: AviSite

Voltar