Notícias

Notícias

PROGRAMA OVOS RS APRESENTA RESULTADOS AO SERVIÇO OFICIAL

09/02/2021

Em reunião virtual realizada no dia 08 de Fevereiro, o Coordenador do Programa Ovos RS e Presidente Executivo da ASGAV/SIPARGS José Eduardo dos Santos juntamente com a Consultora Técnica do Programa Dra. Raquel Melchior, apresentaram os resultados consolidados do VII ano do Programa Ovos RS aos seguintes membros do Serviço Oficial: Dra Helena Pan Rugeri - Superintende do MAPA/RS; Dra Luciane Ribeiro - Chefe substituta do 10º SIPOA – MAPA/ RS; Dr. João Francisco Bisol - MAPA/RS e; Dra Ananda Kowalski – Coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola – PESA/SEAPDR/RS.

Anualmente o Programa Ovos RS informa ao Serviço Oficial os estabelecimentos produtores de ovos que passaram pela avaliação de sua equipe técnica e que, mediante percentual mínimo de 70% de atendimento aos critérios de avaliação recebem autorização para incluir em suas embalagens o Selo Referencial de Qualidade Ovos RS.

Na ocasião, além de informar os estabelecimentos aprovados foi apresentado aos representantes do serviço oficial a evolução no percentual de atendimento dos critérios de avaliação no comparativo 2013-2020. Os muitos investimentos e adequações realizados pelos estabelecimentos para melhorar a biosseguridade e sanidade de seus plantéis fez com que estes tenham sido os itens com maior evolução percentual no comparativo. Além disso, a adesão da maioria dos estabelecimentos ao Sistema de Inspeção Federal exigiu muitas adequações e investimentos que estão se refletindo em evolução geral dos estabelecimentos e da qualidade dos ovos produzidos.

O Programa Ovos RS também realiza um monitoramento anual da qualidade dos ovos que são dispostos aos consumidores, bem como, realiza avaliação de eventuais resíduos de drogas veterinárias em ovos. Desde 2017, ano que houve alterações nas legislações referentes a resíduos de drogas veterinárias em produtos de origem animal e que teve inicio estas avaliações, não foram mais detectadas substâncias residuais nos ovos dos estabelecimentos membros do Programa Ovos RS.

A evolução dos estabelecimentos membros do Programa Ovos RS é reconhecida pelo Serviço Oficial que também elogiou a iniciativa da ASGAV e do segmento em desenvolver e participar de um programa como este que identifica e trabalha para eliminar fragilidades do setor e conquista melhorias para a avicultura como um todo.

Na ocasião Eduardo reforçou que baseados na evolução já consolidada e conquistada pelas ações do Programa Ovos RS, e tendo em vista as mudanças no perfil da produção de ovos, com maior exigência de critérios de bem-estar animal, e produção crescente de ovos livres de gaiola, a ASGAV e Programa Ovos RS acabam de lançar o Programa de Certificação Ovos Plus Quality. Esta certificação será uma ferramenta para que os estabelecimentos possam comprovar suas práticas produtivas e diferenciar seus produtos e tem sua credibilidade respaldada pela contratação do Organismo de Certificação de Produto – SENAI com atuação independente.

Os representantes do Serviço Oficial reconheceram a importância de tais iniciativas, parabenizaram a ASGAV e Programa Ovos RS e se colocaram a disposição para contribuir com o setor Postura Comercial.

Fonte: Comunicação ASGAV/OVOS RS
Contato: (51) 3228.8844 / (51) 9.8600-9684 - comunicacao@asgav.com.br

Voltar