Notícias

Atividades Assistenciais

Doações que beneficiam a comunidade

12/11/2020

Representantes do curso de Medicina Veterinária realizaram doações de alimentos aos moradores das Ocupações 4 do Zacchia e Valinhos 2. Os alimentos foram conquistados após a vitória da UPF no 1º Egg Music Festival Ovos RS – Universidades

Recentemente, um grupo de acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF) sagrou-se campeão do 1º Egg Music Festival Ovos RS – Universidades com a canção “Música do Ovo”. Como prêmio, eles receberam R$ 5.000,00 em espécie, 250 kg de carne de frango e 250 dúzias de ovos, os quais foram entregues pela Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav). E com o propósito de ajudar a comunidade passo-fundense, na última terça-feira, 10 de novembro, os alimentos foram doados para famílias da Ocupação 4 do Zacchia e da Ocupação Valinhos 2.

A entrega foi realizada pela acadêmica Carolina Geraldi da Silva, integrante do grupo vencedor, e pela coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Dra. Laura Beatriz Rodrigues. Para a docente, a doação dos alimentos representa a inserção do curso nas comunidades. “Estas ocupações já são incluídas em projetos da UPF, como o ‘Rede de Cuidados Territoriais’ e o ‘Pet-Saúde’. A ideia de levarmos o prêmio como doações para essas ocupações veio dos estudantes, como a Carolina. Representar a nossa Instituição e o nosso curso frente a estas pessoas demonstra ainda mais a nossa missão comunitária, ao podermos nos dedicar ao próximo e a fazer o bem”, comentou Laura.

Para a estudante Carolina, foi gratificante destinar o prêmio para as famílias. “Com isso, todos ganham: a Universidade, a comunidade, o setor de agricultura e os profissionais da área. A nossa maior vitória foi poder ver o resultado em tantas esferas”, salientou.

Manifestação de carinho, afeto e confiança
Segundo a integrante do grupo de liderança da Ocupação Valinhos 2, Edivânia Rodrigues da Silva, com a pandemia, muitas famílias perderam o emprego e não conseguiram se recolocar, então toda a ajuda é bem-vinda, seja ela de alimentos ou de roupas. “A partilha dos estudantes da UPF foi muito boa. Vimos a alegria das pessoas em receber a carne e os ovos, porque, de certa forma, também é um complemento na alimentação das famílias. A comunidade ficou muito feliz e agradecida”, contou.

Para Edivânia, o ato foi uma manifestação de carinho. “Essa parceria e o envolvimento da UPF com a comunidade é importante, pois são criados laços de afeto e confiança. Agradeço à professora Laura e a Carolina por terem pensado na nossa população. Nossa eterna gratidão. Todas as doações fazem bem ao coração e a alma de quem as recebe”, enfatizou.

A coordenadora da Ocupação 4 do Zacchia, Jussara Trindade Antunes, destacou que a presença da aluna e da professora simbolizou o acolhimento na comunidade. “Nossos moradores viram o quanto são importantes, pois até então parecíamos invisíveis. Ontem, com a doação do frango e dos ovos, as famílias ficaram muito felizes, pois são itens que nunca havíamos recebido. Foi uma benção recebê-los, já que não tínhamos acolhido nossos moradores com uma doação como essa”, disse, agradecendo todos os envolvidos na ação. “Registro o nosso muito obrigado e agradeço a Deus por essas pessoas que ele envia em nosso caminho”, complementou.

A acadêmica Carolina ainda mencionou que tanto Edivânia quanto Jussara são mulheres trabalhadoras e guerreiras, que vivem e trabalham pela comunidade e que por isso merecem o auxílio e o reconhecimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa UPF 

Voltar

Siga-nos nas redes sociais